http://fabchess.no.comunidades.net/

Criar uma Loja Virtual Grátis

NOTAÇÃO DE XADREZ

NOTAÇÃO DE XADREZ

Notação Forsyth

Esse sistema recebe o nome do seu criador, o jornalista David Forsyth, e é usado para fazer o registro de uma posição específica do tabuleiro. O registro começa com a linha 8, a partir da coluna a, e termina na casa h1. As peças são indicadas pela sua inicial, incluindo o peão. As peças pretas são anotadas em letras minúsculas, enquanto as brancas em maiúsculas. O final de uma linha é marcado por um traço ou barra, e as casas vazias são contadas e anotadas. Observe o registro do tabuleiro apresentado abaixo:

 

tcbdrb1t-ppp2ppp-8-3pP3-3Dc3-5C2-PPP2PPP-TCB1RBT

 

Notação numérica

Na modalidade conhecida como Xadrez Epistolar, existe uma notação oficial diferente da recomendada e aceita pela FIDE. Uma vez que os jogadores dessa modalidade podem estar em qualquer lugar do mundo, a notação algébrica pode causar confusão, já que as peças recebem outros nomes de acordo com a língua nativa do jogador. Dessa forma, a ICCF (Internation Correspondence Chess Federation) instituiu sua própria notação oficial, a notação numérica.

No sistema de notação numérica cada casa recebe uma coordenada que consiste em dois dígitos, o primeiro representando sua coluna e o segundo, sua fileira.

 

 

Os movimentos das peças são descritos pelo número da casa de partida seguido do número da casa de chegada, assim não há nenhuma denominação da peça a ser movida. Não há uso de símbolos nem mesmo para captura. O único lance que é anotado de forma diferente é a promoção de peão, que recebe um dígito a mais para indicar a qual peça o peão foi promovido.

   Rainha: O número 1 é adicionado à coordenada.
   Torre: O número 2 é adicionado à coordenada.
   Bispo: O número 3 é adicionado à coordenada.
   Cavalo: O número 4 é adicionado à coordenada.

 

Para indicar o roque, apenas o movimento do rei é anotado, ou seja, a casa de partida e a casa de chegada do rei. O roque pequeno das brancas é anotado como 5131, e o roque grande como 5171, enquanto para as pretas o roque pequeno é representado por 5838, e o grande por 5878.

Esse sistema foi criado pelo professor alemão J. W. D. Wildt of Göttingen em 1803, e algumas vezes recebe o nome de Johann Koch, que usou o sistema 25 anos depois. Na Rússia a notação numérica recebe o nome de Ivan Savenkov, que apoiou seu uso em 1877.

Notação descritiva

O sistema de notação descritiva foi o principal sistema usado para notação das partidas, publicações e grandes livros de xadrez desde o século XVIII. Esse sistema é tão antigo quanto o de notação algébrica, porém sua adoção se deu devido a uma partida disputada entre dois grandes mestres, Philidor e Stamma, cada qual com seu sistema de preferência. Quando Stamma perdeu a partida para Philidor, seu sistema entrou em desuso, e pelos próximos séculos o sistema descritivo passou a ser a principal forma de notação no xadrez. Esse sistema ainda é muito popular no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e países de língua espanhola, apesar de não ser mais aceito pela FIDE ou em competições.

A notação descritiva surgiu como forma de abreviação do sistema de Ruy Lopes, e era escrito da seguinte maneira: "O Rei comanda seu Cavalo da Ala do Rei para que movimente-se e ocupe a terceira casa em frente ao seu Bispo". Por ser muito longo e levar muito tempo para descrever o lance, ele foi abreviado como C3BR, que é lido “Cavalo para terceira casa da coluna do Bispo Rei”.

No sistema de Philidor, as colunas recebem o nome das peças que as ocupam no início da partida, e as linhas são numeradas de acordo com a posição de cada jogador, isto é, a contagem inicia em 1 e vai até 8, para ambos os lados. Essa numeração acabou por causar ambiguidade, uma vez que cada casa pode receber duas denominações. A casa 1TD, ou Primeira Casa da Coluna da Torre da Dama, pode ser tanto a primeira casa do extremo esquerdo do tabuleiro das brancas, como a primeira casa do extremo direito do tabuleiro das pretas.

 

Como podemos observar no tabuleiro acima, as colunas são idênticas para ambos os jogadores, porém as linhas são opostas. Da esquerda para a direita temos a coluna Torre-Dama, Cavalo-Dama, Bispo-Dama, Dama, Rei, Bispo-Rei, Cavalo-Rei e Torre-Rei. O lance é anotado com todas as letras maiúsculas, primeiro com a inicial da peça, o número da linha para a qual ela vai e a casa de chegada. Veja o exemplo de partida abaixo:

1. P4BD 1...P3R

   

 

 

Notação Enxadrística

Os sistemas de notação de xadrez foram desenvolvidos ao longo do tempo devido à necessidade de anotar as jogadas de modo rápido e preciso, fosse para estudar lances de uma partida depois de terminada, fosse para explicar jogadas.

O primeiro livro teórico de xadrez, publicado em 1561 pelo “pai da teoria”, Ruy Lopez, tinha todas os lances anotados em uma escrita longa e que poderia confundir um leitor mais desatento, além de ser demasiado trabalhoso. Veja abaixo:

“ [...] se as negras jogarem o cavalo de rey para a terceira fila do bispo para tomar o peão.”

Com o tempo os autores de livros passaram a usar o que veio a ser o que conhecido como notação descritiva, na qual cada coluna recebe o nome da peça que originalmente ocupa a primeira casa. No entanto, o primeiro sistema de notação só veio a ser desenvolvido em 1737 por Phillip Stamma, que propôs a notação através de coordenadas baseadas em letras e números correspondentes às colunas e fileiras do tabuleiro.

Apesar da notação descritiva ser encontrada em muitos bons livros de teoria enxadrística, a notação algébrica, que segue os princípios estabelecidos por Stamma, é a forma aceita pela FIDE para os campeonatos e torneios oficiais. Além de ser mais fácil, com o uso das estatuetas no lugar das letras que simbolizam as peças, é um notação internacional, sendo entendida por jogadores em todo o mundo.
Veja abaixo os diferentes tipos de notação em detalhe.

 

Notação algébrica

O sistema de notação algébrica é o mais utilizado e aceito em competições oficiais, sendo o sistema adotado pela FIDE. Esse sistema substituiu a notação descritiva a partir de 1970, apesar de ter sido idealizado séculos antes por Phillip Stamma, em 1737. O sistema só não foi implantado antes devido à influência de Philidor, que derrotou Stamma em uma notável partida em 1747,  e cuja abordagem era descritiva. Dessa forma a notação descritiva seguiu por um longo período, até que o sistema de Stamma foi melhorado e passou a ser adotado pelas organizações de xadrez pelo mundo.

No sistema de notação algébrica as colunas são identificadas por letras (a a h), enquanto as linhas recebem numeração (1 a 8). As peças são identificadas pela sua inicial maiúscula, porém essas iniciais mudam de acordo com a língua do jogador. Para evitar confusões devido à troca das iniciais das peças, é comum em periódicos ou livros de xadrez que se use a estatueta correspondente. Em português as peças são representadas da seguinte maneira:

 


O Rei é representado pela letra R.

A Rainha é representada pela letra D, de Dama, já que R significa Rei.
A Torre é representada pela letra T.
O Bispo é representado pela letra B.
O Cavalo é representado pela letra C.

Os peões não são representados pela letra inicial, sendo reconhecidos pela falta dela. Em casos em que seja necessária a distinção, a coluna onde ele se encontra é assinalada.

VOTE OBRIGADO!!
Em qual item você classifica o Xadrez?
ESTIMULANTE CEREBRAL
JOGO INTELIGENTE
PASSA TEMPO
NÃO JOGO QUERO APRENDER
JOGO DESAFIADOR
JOGO COMPLICADO
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (311 votos)




ONLINE
1





Em breve revista "xadrez inclusão nas escolas públicas"