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ABERTURAS

ABERTURAS

Abertura Ruy López

 

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Ruy Lopez

A abertura Ruy López, também chamada de abertura espanhola, é uma famosa Abertura de xadrez. Trata-se, talvez, da abertura mais famosa do xadrez, devendo o seu nome ao célebre enxadrista espanhol do século XVI Ruy López de Segura. Acontece após 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5

É uma das mais populares abertura de xadrez, e as suas variantes ocupam, na The Encyclopaedia of Chess Openings os códigos C60 a C99.

 

História

A abertura recebe o nome do sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre esta abertura, um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber seu nome, não é de sua autoria, sendo referida, por exemplo, no Manuscrito de Göttingen, que foi escrito em torno de 1490.

Entretanto, a abertura não se tornou popular antes da metade do século XIX, quando o teórico russo Carl Jaenisch redescobriu seu potencial. Desde então a popularidade da abertura só cresceu, sendo adotada até mesmo por Grandes Mestres em seus jogos.

 

Linha Básica

Basicamente, o terceiro lance das Brancas ataca o Cavalo que defende o peão em e5 contra um ataque do Cavalo em f3. É importante notar que a ameaça aparente das Brancas ganharem o peão preto da coluna "e" com 4.Bxc6 dxc6 5.Cxe5 é ilusório - as Pretas podem responder com 5...Dd4, fazendo um garfo no Cavalo e no peão, ou 5...Dg5, fazendo um garfo do Cavalo e do peão em g2, os dois lances permitindo ganho material e uma boa posição. 3.Bb5 ainda assim é um bom lance: desenvolve uma peça, prepara o roque, e prepara uma pregadura potencial contra o Rei preto. Entretanto, como o terceiro lance das Brancas não apresenta uma ameaça imediata, o leque de respostas possíveis das Pretas é bem amplo. Esta abertura também tem sido chamada de "Tortura Espanhola", por que as Pretas precisam lutar por muito tempo para conseguir a igualdade.

Veja os lances que caracterizam a Ruy López comentados:

1. e4

A abertura do Peão do Rei é tanto popular quanto lógica. Controla o centro do tabuleiro, abre linhas tanto para a Dama como para o Bispo e conduz a um jogo aberto onde golpes táticos, ao invés de manobras lentas, predominam.

1. ... e5

As negras respondem simetricamente e fazem um desafio direto nas casas centrais.

2. Cf3

Com a possível exceção de: 2. f4 (Gambito do rei), este é o segundo movimento mais lógico contra a resposta simétrica das Negras para o Peão do Rei. O Cavalo ataca e5, abre o caminho para um roque eventual e descansa em sua melhor casa defensiva.

2. ... Cc6

Agora, se as Brancas jogarem 3.Cc3 (em vez da Ruy López), ocorrerá a Abertura dos Três Cavalos.

3.Bb5

Este é o movimento de Ruy López. É projetado para manter pressão no centro das Negras, a longo prazo. Se o Bispo do Rei for afugentado, assumirá uma posição em b3 ou c2 para manter o foco de ataque no lado do Rei ou nas casas centrais.

 

Variantes Principais

 

Variante das Trocas

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a8

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Variantes das Trocas.

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Bxc6 dxc

Uma variante simples que garante às brancas uma vantagem posicional razoável pois o peão preto na casa c7 é débil (por estar dobrado), isso porém é compensado pelo par de bispos pretos.

A continuação óbvia 5.Cxe5? dá vantagem às pretas, após 5. ... Dd4!

Esta antiga variante tomou nova forma quando Bobby Fischer a aplicou com sucesso inúmeras vezes, adotando a continuação 5.O-O

Uma outra forma é continuar com 5.d4, simplificando ainda mais o jogo para poder explorar mais rápido o a maioria de peões brancos na ala do rei.

 

Variante Aberta

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Variante Aberta -após 8...Be6.

 

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Ba4 Cf6 5.O-O Cxe4 6.d4 b5 7.Bb3 d5 8.dxe Be6

Nesta variante as pretas aproveitam a falta de coragem das brancas em oferecer o bispo para ganhar vantagem na luta aberta pelo domínio do centro do tabuleiro.

 

Contra-Ataque Marshall

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a8

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Contra-ataque Marshall - após 9.ed.

(ou gambito Marshall)

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Ba4 Cf6 5. O-O Be7 6.Te1 b5 7. Bb3 O-O 8.c3 d5!? 9.exd

Neste ponto as pretas em geral jogam 9... Cxd5 ou 9... e4.

 

Abertura Italiana

 

 

Abertura italiana é uma abertura de xadrez caracterizada pelos lances (em notação algébrica):

1.e4 e5

2.Cf3 Cc6

3.Bc4

Se as negras respondem 3. ... Bc5, então temos a Giouco Piano.

 

As brancas buscam a iniciativa com seu segundo lance (2. C3BR), e prosseguem  com 3. B4B. Desta forma levam o bispo-rei para uma diagonal agressiva e lutam por impedir o lance libertador ..., P4D. E continuam visando a estrutura de um forte centro de peões.

         Tudo isto transparece ótimo, e na realidade o é. As negras podem facilmente incorrer em falta, se não conhecerem as linhas mais seguras.

 

(a) Variante ..., C3B

 

1. P4R

P4R

2. C3BR

C3BD

3. B4B

B4B

4. P3B

C3B

O clássico lance de contra-ataque. As negras pretendem abandonar o centro com seu próximo lance.

5. P4D

PxP

6. PxP

B5C+

Note-se que embora pareça expressivo 6. P5R, as negras tem resposta correta com 6. ..., P4D!

O caminho simples e segura nesta altura é 7. B2D, BxB+; 8. CDxB, P4D!; 9. PxP, CRxP; 10. D3C, CD2R; 11. 0-0, 0-0 com igualdade.

A alternativa 6. ..., B3C? deixa as negras com um jogo muito inferior após 7. P5R, C1CR; 8. P5D etc.

7. C3B?!

CxPR!?

Outro caminho é 7. ..., P4D! e se 8. PxP, CRxP; 9. 0-0, B3R!; 10. B5CR, B2R; 11. BxC, BDxB; 12. CxB, DxC; 13. BxB, CxB; 14. T1R, P3BR!; 15. D2R, D2D; 16. TD1B, R2B! e as negras estão seguras após 17. ..., TR1R e 18. ..., R1C.

Observe-se que o último lance das brancas constitui um valente esforço para criar perigosas complicações à custa de um peão ou mesmo de mais material.

8. 0-0

BxC!

As negras devem proceder com muito cuidado.

Agora 8. ..., CxC pode trazer complicações para as negras após 9. PxC, P4D; 10. PXB, PXB; 11. T1R+, C2R (se 11. ..., B3R?; 12. P5D ganha uma peça); 12. D2R, B3R; 13. B5C, D4D; 14. BxC, RXB; 15. D2B!, P3BR; 16. C5C!, PXC (se 16. ..., DxC; 17. D4R com ataque ganhador); 17. T5R, DxPD; 18. TD1R e as brancas recuperam a peça com vantagem.

Outra linha perigosa para as negras é 8. ..., CxC; 9. PxC, BxP?; 10. B3T!! e ganham. Então, após 10. ..., BxT??; 11. T1R+ as negras podem resignar.

E se 10. ..., P4D; 11. B5C!, BxT; 12. T1R+, B3R; 13. D4T! e as negras perdem.

Outra linha é: 10. ..., P3D; 11. T1B, B4T; 12. D4T, P3TD; 13. B5D, B3C; 14. TxC!, B2D; 15. T1R+, R1B; 16. TxPD!! E ganham.

 

9. P5D

C4R!

Esta posição é rica em complicações. O mais seguro para as negras é 9. ..., C4R!

 

10. PxB

CxB

11. D4D

P4BR

Eis uma famosa cilada: 11. ..., C5B – 3D?; 12. DxPC, D3B; 13. DxD, CxD; 14. T1R+. Se agora 14. ..., R1D??; 15. B5C! e ganham. Se 14. ..., R1B??; 15. B6T+, R1C; 16. T5R! e as negras estão perdidas, por exemplo 16. ..., C3D-5R; 17. C2D, CxC; 18. T5CR mate ou 17. ..., P3D; 18. CxC, PxT; 19. CxC mate.

Finalmente, se 14. ..., C3B-5R; 15. C2D, P4B; 16. P3B com jogo ganho para as brancas.

 

12. DxC4B

P3D

Não 12. DxPC?, D3B e as brancas não tem compensação pela perda da peça.

As negras tem vantagem: sua posição é segura e tem um peão a mais.

 

 

 

(b) Variante 4. ..., D2R

 

1. P4R

P4R

2. C3BR

C3BD

3. B4B

B4B

4. P3B

 

5. P4D

B3C

As negras evitam trocar peões para proteger o centro. Disto resulta uma posição muito amarrada para elas.

6. 0-0

C3B

7. T1R

P3DD2R

8. P3TR!

 

Prevenindo a cravação ..., B5C. Assim as brancas fortalecem seu centro de peões e privam o bispo-dama das negras de sua melhor casa.

 

9. C3T!

C1D

10. B3D!

P3B

11. C4B

B2B

Indiscutivelmente, as brancas tem jogo melhor devido a sua liberdade de ação mais ampla. Elas podem continuar 12. P3CD! Ameaçando 13. B3T com desconfortáveis possibilidades para as negras.

 

P4R

2. C3BR

C3BD

3. B4B

B4B

4. P3D

C3B

Esta linha conduz a jogo calmo que deixa as negras com poucas preocupações.

 

5. C3B

P3D

6. B3R

B3C

Após 6. B5CR, P3TR (6. ..., C4TD é também jogável); 7. BxC, DxB; 8. C5D, D1D; 9. P3B, P3T!; 10. P4D, PxP; 11. PxP, B2T e o jogo das negras é levemente preferível devido aos seus dois bispos.

Melhor do que 6. ..., BxB; 7. PxB que deixa as brancas com a coluna bispo-rei aberta.

7. D2D

B3R

8. B3C

...

As brancas enfrentam problema idêntico ao que tiveram as negras no lance 6. Isto é, não desejam jogar BxB, para não abrir a coluna bispo-rei para as negras. Contudo, agora que as brancas retiraram o B para 3C, as negras voltam a enfrentar o mesmo problema. Se as negras jogam 8. ..., BxB, as brancas respondem 9. PTxB, abrindo a coluna para a torre-dama.

Este raciocínio sobre as vantagens e os inconvenientes da troca dos bispos é característico desta variante. A conquista de uma coluna aberta é muitas vezes a imperceptível rota que conduz a uma forte iniciativa.

Esta é uma boa variante para jogadores inexperientes, pois a posição oferece poucas possibilidades de complicações.

Jogo igual; a posição simétrica dos bispos e dos peões oferece poucas possibilidades para ambos os lados.

 

 

Abertura Giuoco Piano

 

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a8

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h1

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A abertura Giuoco Piano é uma abertura de xadrez, semelhante à abertura italiana, caracterizada pelos movimentos:

  1. e4 e5

  2. Cf3 Cc6

  3. Bc4 Bc5

O Giuoco Piano (italiano: "jogo calmo"), é a abertura mais antiga de que se tem registro. O português Damiano a utilizava no início do século XV e o italiano Gioacchino Greco, no início do século XVI. Devido ao trabalho de Greco na abertura, é também algumas vezes chamada Abertura italiana, entretanto aquele temo é também mais utilizado para descrever a posição após 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4. A abertura Giuoco Piano foi popular durante o século XIX, mas modernos refinamentos no jogo defensivo levam mais mestres a utilizarem aberturas como a Ruy Lopez que oferecem às peças brancas mais chances para longa duração da partida.

O bispo italiano branco em c4 evita que as pretas avancem pelo centro com ...d5 e ataca a casa vulnerável f7. As brancas planejam dominar o centro com d2-d4 para atacar o rei preto. Já as pretas pretendem liberar seu jogo ao trocar peças e jogar o peão em d7-d5, ou mantendo seu peão central em e5.

 

Variantes

As principais variantes a partir do quarto movimento das brancas são

 

Linha Principal (4. c3)

Na linha principal, as brancas jogam 4.c3, numa preparação para um avanço no centro em d4. As pretas podem tentar manter um ponto forte no centro em e5 com 4...Qe7. Essa linha pode continuar com 5.d4 Bb6 6.0-0 d6 7.a4 a6 8. h3 Nf6 9.Re1 0-0.

 

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a8

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e5

f5

g5

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c4

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e4

f4

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a3

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c3

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e3

f3

g3

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a2

b2

c2

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e2

f2

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a1

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e1

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g1

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Ataque Greco após 7...Nxe4

Ataque Greco

Uma outra possibilidade de resposta das pretas, mais agressiva, é 4...Nf6. Essa jogada foi analisada por Greco no século XVII. No Ataque Greco, as brancas sacrificam peças visando criar uma armadilha. O jogo continua

4. c3 Nf6

5. d4 exd4

6. cxd4 Bb4+

7. Nc3 Nxe4

Greco encorajava um ataque sobre a torre da rainha das brancas, com 8.O-O, permitindo 8...Nxc3!? 9.bxc3 Bxc3 10.Qb3; se as pretas capturarem a torre branca com 10...Bxa1, as brancas ganham a rainha preta com 11.Bxf7+ Kf8 12.Bg5 Ne7 13.Re1. Esta armadilha atualmente é bastante conhecida, e as pretas podem evítá-la jogando 8...Bxc3. Após 8...Nxc3 9.bxc3 o melhor é 9...d5! 10.cxb4 dxc4 11.Re1+ Ne7 12.Qa4+! Bd7 13.b5 O-O 14.Qxc4 Ng6!

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a8

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e1

e2

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e2

e1

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e2

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e4

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Ataque Moller após 17...O-O


Essa linha foi ressuscitada em 1898 pelo enxadrista dinamarquês Jørgen Møller, no Ataque Moller, onde as brancas sacrificam um peão pelo desenvolvimento e iniciativa: 8.O-O Bxc3! 9.d5 Bf6 (9...Ne5 também é interessante; uma possível continuação seria 10.bxc3 Nxc4 11.Qd4 f5 12.Qxc4 d6) 10.Re1 Ne7 11.Rxe4 d6 12.Bg5 Bxg5 13.Nxg5 h6!? (é considerado que 13...O-O 14. Nxh7! levaria a um empate num jogo perfeito, apesar das pretas terem mais oportunidades para errar) 14.Bb5+ (após 14.Qe2 hxg5 15.Re1 Be6! 16.dxe6 f6 17.Re3 c6 18.Rh3 Rxh3 19.gxh3 g6 é duvidoso se as brancas teriam sido compensadas pelo sacrifício de seu peão, de acordo com o MI Larry Kaufman; 14.Qh5 0-0 15.Rae1 Ng6! também favorece as pretas) 14...Bd7 15.Qe2 Bxb5 16.Qxb5+ Qd7 17.Qxb7 (17. Qe2 Kf8 ganha um segundo peão) 17...O-O e as pretas, pelo menos, estão equilibradas com as brancas.

Contudo, se as brancas não quiserem fazer um gambito, elas podem jogar 7.Bd2 ao invés de 7.Nc3, continuando com 7...Bxd2+ (Kaufman recomenda 7...Nxe4!? 8.Bxb4 Nxb4 9.Bxf7+ Kxf7 10.Qb3+ d5!? (10...Kf8 11.Qxb4+ Qe7+ 12.Qxe7+ Kxe7 é mais seguro, levando a um final de jogo equilibrado) 11.Ne5+ Ke6! 12.Qxb4 c5!?) 8.Nbxd2 d5 9.exd5 Nxd5 10.Qb3 Nce7 (10...Na5 é melhor, convidando a uma repetição de movimentos 11.Qa4+ Nc6 (ameaçando 12...Nb6) 12.Qb3 Na5) 11.0-0 0-0 12.Rfe1 c6. Nesta posição as brancas tem maior liberdade, porém seu peão da rainha está isolado, o que pode vir a ser uma fraqueza.

 

Giuoco Pianissimo (4. d3)

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b5

f8

d5

e5

f5

g5

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e4

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f3

g3

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c2

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e2

f2

g2

h2

a1

b1

c1

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f1

g1

h1

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Com 4.d3, as brancas jogam o Giuoco Pianissimo (jogo calmíssimo, em italiano). As brancas visam um avanço lento evitando o avanço a d4 até que este esteja preparado. Ao evitar um confronto imediato no centro, as brancas impedem a liberação de tensão prematura através de trocas e entra num jogo posicional, com mais manobras. Se as brancas jogarem c2-c3, a posição pode tomar algumas características da Ruy Lopez, se seu bispo retornar à c2 atráves de Bc4-b3-c2. Apesar de sua fama de levar a empates, esta variação tornou-se mais popular, após ser usada por John Nunn na década de 1980.

 

Gambito Italiano (4. d4)

Esta variação usualmente é jogada como uma alternativa às linhas mais fechadas e calmas do Giuoco Piano. As pretas podem capturar com o peão (uma transposição para o Gambito Escocês), com o cavalo (jogada considerada fraca, pois permite que as brancas joguem 5.Nxe5, atacando f7 com o bispo e o cavalo, além de dar maior controle do centro às brancas), ou com o bispo (considerada a melhor jogada).

 

Gambito Evans (4. b4)

Abertura muito usada pelos enxadristas românticos, no Gambito Evans as brancas sacrificam um peão em troca de iniciativa e acelerar seu desenvolvimento.

 

Defesa dos Dois Cavalos

 

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a8

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f7

g7

h7

a6

b6

c6

d6

e6

f6

g6

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b5

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d5

e5

f5

g5

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